55 (11) 5894 3970 alkimidia@alkimidia.com.br

Como escolher o parceiro certo para sua empresa.

Como escolher o parceiro certo para sua empresa.

“A escolha de um profissional externo pode ser uma decisão difícil. O fato de os próprios serviços serem intangíveis e não permitirem comparações fáceis já é incômodo o suficiente. No entanto, os resultados da escolha… podem ser extremamente importantes, elevando assim a ansiedade de quem o selecionará”

KOTLER, Philip

 

Devidas precauções

Aqui estão 5 requisitos básicos a serem considerados na escolha de um fornecedor de serviços de comunicação:

  1. Ele possui uma compreensão intuitiva do produto ou serviço apresentado? Toda agência versátil e sensível pode chegar ao entendimento intelectual de um negócio através do estudo de suas logísticas, mas se não possuir compreensão para como ele como um todo, a consecução de um trabalho correto por parte da agência se torna árdua e as relações entre as parte um tanto difíceis.
  2. Tem talento e experiência? Muitas agências possuem alguns poucos elementos de primeira classe e um número relativamente alto de talentos de segunda classe. Como cliente potencial de uma agência, o anunciante deseja ficar satisfatoriamente convencido de que ela possui talento em profundidade e de que uma ponderável proporção desses elementos estará pessoal e intimamente envolvida com seu negócio.
  3. Quem representa a empresa são pessoas envolvidas no processo de produção? Algumas pessoas são especialmente aptas como apresentadoras e são elas que normalmente conduzem perfeitamente os entendimentos com um novo cliente. Depois disso, dificilmente serão vistas novamente porquê, muitas naturalmente, estarão ocupadas em fazer novas apresentações para outros clientes. Penso, que como cliente potencial, devo ver também a equipe de trabalho, além dos apresentadores.
  4. Tenho afinidade com as pessoas envolvidas? Não importa qual a dimensão com que a agência se apoie em outros critérios, se não existir um genuíno e mútuo entendimento, o relacionamento nunca poderá ser produtivo.
  5. Ele tem ética? Discrição com as informações dos clientes é uma condição primária a qualquer agência, mas manter os princípios de conduta, controlando a tentação de utilizar as informações privilegiadas para assumir vantagem competitiva com outros clientes é algo a ser observado.A austeridade da agência é condição básica para um relacionamento confiável.

Escolher agência não é tarefa fácil, tanto que existe consultoria especializada nisso.

É natural que se procure agências com quem sinta afinidade, mas a simpatia não deve influenciar seus critérios de decisão.

“Uma agência, é antes de tudo, os clientes que ela conquista e conserva”

SANT’ANNA, Armando

 

Texto baseado no livro Propaganda de Armando Sant’anna, Editora Pioneira

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *